tags on every page of your site. --> Oktoberfest de Igrejinha
Notícias

Assembleia Legislativa aprova lei que reconhece trabalho voluntário da Oktoberfest

Assembleia Legislativa aprova lei que reconhece trabalho voluntário da Oktoberfest

Texto proposto pelo deputado Dalciso Oliveira (PSB) declara o município como capital do voluntariado.


Proposto pelo deputado Dalciso Oliveira (PSB), foi aprovado nesta terça-feira (17), por unanimidade, na sessão plenária da Assembleia Legislativa, o projeto de lei 338/2019, que declara o município de Igrejinha a capital estadual do Voluntariado. A matéria reconhece, ainda, como de relevante interesse cultural do Estado do Rio Grande do Sul, o voluntariado de Igrejinha.


Em justificativa, o parlamentar explicou que mais de três mil voluntários envolvem-se com o a organização da Oktoberfest desde a preparação até o último dia do evento. “Precisamos mostrar, não apenas para o Rio Grande do Sul, mas para todo o Brasil, a importância de associar o espírito do voluntariado e seu caráter social com as manifestações culturais tradicionais em sua cidade, no seu estado”, salientou.


O município de Igrejinha promove a Oktoberfest desde 1988. O evento já reuniu mais de quatro milhões de pessoas durante todas as suas edições. O principal diferencial desta festa, segundo Dalciso, é o seu caráter solidário que mantém vivas a cultura e as tradições germânicas e ainda permite que a comunidade usufrua dos lucros da festa, já que os valores arrecadados com o evento são distribuídos, através da Associação de Amigos da Oktoberfest de Igrejinha (AMIFEST), a entidades do município e da região. O Hospital Bom Pastor, escolas, Apaes, polícias e Corpo de Bombeiros são exemplos de entidades favorecidas com os recursos. “Para se ter uma ideia, o ree total às entidades da cidade e região soma a quantia de R$ 15.300.000,00. Um valor considerável. Esse resultado só pode ser alcançado através do envolvimento de toda a comunidade e da força do trabalho e empenho dos voluntários que são o coração e a mola propulsora do evento”, enalteceu Dalciso.